quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Papa em Portugal

Emoção de Bento XVI em Fátima


O Papa emocionou-se durante a sua visita a Fátima, nos dias 12 e 13 de Maio.

Durante a oração de domingo, no “regina coeli”, Bento XVI disse, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de S. Pedro, no Vaticano, que “foi emocionante para mim ver, em Fátima, a imensa multidão que na escola de Maria rezou pela conversão dos corações”.

Sem nunca ter falado em português, o papa voltou ao tema da viagem, já em francês, convidando todos, principalmente os padres, a colocar a sua confiança na intercessão da Virgem Maria.

Nos diversos momentos de intervenção em Portugal, Sua Santidade deixou algumas mensagens, tendo o primeiro dia ficado marcado pelas declarações que fez, ainda no avião que o trouxe a Lisboa, a propósito dos escândalos de pedofilia que têm afectado a Igreja Católica. Segundo o papa, a maior perseguição à Igreja não vem de inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja.

Ainda nesse dia, fez referência ao centenário da República Portuguesa, afirmando que a viragem republicana, operada há cem anos, abriu na distinção entre a Igreja e o Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja.

O encontro com o mundo da cultura, em Lisboa, a condenação do aborto e a defesa do casamento heterossexual, em Fátima, e a grande e festiva mobilização de fiéis que conseguiu no Porto, foram outros momentos que marcaram a visita de Bento XVI a Portugal.

Bento XVI deverá voltar a falar da sua viagem a Portugal na próxima audiência pública, no Vaticano, que tem lugar na quarta-feira.


Por: Neuza Carvalho

Colaoração de: Nícea da Paixão

Sem comentários:

Enviar um comentário